IMPLANTE DENTAL

 

O objetivo da odontologia moderna é restabelecer cada paciente com foco na saúde, na estética, na funcionalidade e no bem-estar.

Independentemente do dano que o dente tenha sofrido, ou da perda óssea da região em que ele se encontrava, a implantodontia é a única área da odontologia que consegue atingir esses objetivos com previsibilidade.

O implante dental é um pilar instalado no osso para repor um dente perdido – seja em razão de uma fratura, uma cárie profunda ou uma doença periodontal. Após a sua instalação, há um período de 21 a 90 dias para que haja a remodelação biológica do osso. Este período, conhecido como “osseointegração”, é o que vai garantir a estabilidade do pilar instalado.

Somente após essa fase é confeccionada a coroa protética, replicando o dente natural.

Existem vários tipos de implantes, que são confeccionados por diferentes empresas e, portanto, com qualidades diferentes. É importante que o dentista tenha total conhecimento do produto com o qual trabalha, desde sua composição até os meios produção utilizados. Só desta forma a reabilitação será um processo estável e durável.

Implantes de Zircônia

Os implantes cerâmicos, ou implantes brancos, são implantes dentais não metálicos com consideráveis qualidades biológicas, sendo uma excelente alternativa de reabilitação comparado aos implantes feitos em titânio tradicional.

Este material tem afinidade biológica com o corpo humano (biomaterial), sendo menos reativo e mais compatível com o tecido ósseo – principalmente o gengival. Dessa forma, é um poderoso aliado nas reabilitações dos dentes perdidos.

Alguns autores/pesquisadores chamam este tipo de implante de “Tissue Friendly” (em tradução livre, “implante amigável ao tecido humano que o toca”). Além disso, os Implantes de Zircônia são esteticamente mais atraentes – já que sua cor se assemelha à cor natural dos dentes e por não ficarem escuros ao entrar em contato com os metais.

Os Implantes de Zircônia são recomendados para a substituição prática e saudável dos dentes perdidos. Porém, precisam ser realizados por um profissional experiente, com amplo conhecimento neste tipo de procedimento. Só assim não vai haver falha na instalação, principalmente quanto ao posicionamento e à profundidade do implante.

Aqui na FRZ odontologia, além da implantodontia convencional (implantes de titânio), realizamos também esses implantes cerâmicos, de zircônia. Todo o procedimento é realizado pelo Dr. Luis Gustavo Zimmermann, um dos pioneiros desta técnica no Brasil, e sua equipe.

Implantes Imediatos

São implantes realizados logo após a extração dental. Através de uma avaliação clínica e análise por tomografia (imagens tridimensionais de dentes e ossos), podemos determinar a disponibilidade óssea para a instalação do implante no mesmo ato da remoção dentária. Esta técnica, quando possível, reduz o custo, o trauma e o tempo de tratamento.

Implante imediato com estética imediata

Algumas situações de perda dental em região anterior estética trazem a necessidade de reposição deste dente por um implante, com a coroa protética provisória imitando o dente perdido. Desta forma, evita-se o incômodo e o constrangimento social pela ausência de um dente. Além disso, esta técnica promove a manutenção adequada da arquitetura gengival e óssea da região, evitando prejuízos estéticos e funcionais em longo prazo. Na maioria das vezes, esta técnica também está associada a enxertos (de gengiva e ósseos), garantindo a estabilidade de todos os contornos.

Implante com carga imediata

Apesar de ser muito utilizado, este termo, na maioria das vezes, está relacionado a uma forma comercial completamente inadequada. Para que seja eficiente a longo prazo, o implante precisa cumprir o tempo de osseointegração (entre 21 e 90 dias) sem receber cargas mastigatórias.

No entanto, em algumas situações de implantes para repor grandes áreas (maxilar ou mandíbula completas), é possível instalar os implantes e as próteses no mesmo procedimento, de maneira que o paciente vai poder mastigar alimentos de baixa demanda mastigatória sem o risco de prejudicar a cicatrização óssea dos implantes instalados.

Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou deseja agendar uma consulta, entre em contato com a gente.