ODONTOLOGIA BIOLÓGICA INTEGRATIVA

 

Odontologia Biológica

A odontologia biológica atua tanto de forma preventiva quanto para o reestabelecimento da função clinica nas diversas patologias, utilizando como principio materiais e medicamentos menos tóxicos e mais biocompatíveis.

Odontologia biológica, integrativa ou funcional, é a odontologia que abrange a saúde em sua totalidade. São considerados, no tratamento, fatores internos e externos que possam interferir na saude bucal. Desta maneira aborda-se o paciente como um todo, correlacionando os problemas de saúde bucal com desordens sistêmicas e vice versa. Ou seja, nesta forma de abordagem, os dentes tem relação direta ou indireta com determinados órgãos, como por exemplo os dentes do siso ligados a desordens no intestino delgado e ao coração, podendo causar déficit energético e de maneira psíquica interferir na alegria do individuo com problemas nestes elementos.

Além da maneira convencional de tratamento odontológico, utilizam-se abordagens da medicina holística e oriental (filoterapia, ortomolecular, homeopatia, acupuntura, entre outras), buscando o equilíbrio físico, bioquímico, fisiológico e emocional. A abordagem feita em diagnóstico diferencial consiste em identificar focos odontológicos muitas das vezes sem sintomas clínicos de:

  • Dentes com canais tratados
  • Raizes residuais
  • Lesoes endodonticas e cistos periapicais
  • Caries
  • Lesoes periodontais
  • NICO (Neuralgia induzida por cavitação osteonecrótica, doença por inúmeras causas, como traumas, infecções, isquemia sanguínea, metais pesados, corticosteróides, pós-cirurgias bucais, nicotina e problemas de coagulação).

Outro aspecto importante de análise dos dentistas que utilizam a odontologia biológica são os campos de interferências que necessitam ser investigados:

  • Dentes com amálgamas (restaurações antigas, hoje proibidas, contendo ligas metálicas e mercúrio)
  • Correntes galvânicas através de diferentes ligas metálicas gerando campo eletromagnético
  • Desordem oclusal e hábitos para-funcionais, como bruxismo e apertamento dentário.
  • NICO

Ozonioterapia

Pratica executada há mais de um século, além de ser bactericida, promove aumento de vascularização sanguínea, melhorando circulação, cicatrização e remodelação celular.

Auxilio de água, óleo ou gás ozonizado, às práticas odontológicas, para elevar a qualidade dos resultados, elevando índice de sucesso dos tratamentos executados.

Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou deseja agendar uma consulta, entre em contato com a gente.