REABILITAÇÃO

Obtenha o sorriso que deseja, do jeito que quiser

O termo refere-se a pacientes que necessitam alterar a posição de seus dentes, de modo que a mordida (oclusão das arcadas dentárias superior e inferior) seja harmônica e bem distribuída. A mastigação é um ato mecânico, complexo e de alta demanda –, que precisa ser perfeita para não haver sobrecarga do sistema digestivo. Somente com uma mastigação perfeita podemos absorver adequadamente vitaminas, proteínas e carboidratos necessários para a manutenção da nossa saúde. Infelizmente, nem todo mundo possui dentes bem restaurados e posicionados de acordo com os arcos dentais.

Portanto, a avaliação de cada paciente é feita de maneira multidisciplinar. As diferentes necessidades exigem tratamentos personalizados, seja para recolocar ou reconstruir cada dente em seu devido lugar. Também devem ser obedecidos os conceitos fisiológicos necessários para o bom funcionamento da mordida, das arcadas e das articulações mandibulares.

Prótese

As próteses dentárias são restaurações confeccionadas fora da boca, em um laboratório protético, com a finalidade de repor o elemento perdido. Existem diferentes tipos de prótese, que podem restaurar apenas a metade de um dente, um dente inteiro ou mais de um dente. Elas podem ser confeccionadas sobre os dentes ou sobre implantes já instalados. Podem ser fixas ou removíveis, unitárias, parciais ou totais.

 

Também há diferentes materiais e diferentes necessidades reabilitadoras. No entanto, atualmente estamos caminhando rumo à “odontologia sem metal”. Dessa forma, as cerâmicas, de maneira geral, passam a ser predominantemente indicadas.

 

Microlaminados

Também conhecidos como “lentes de contato”, são confeccionados com a finalidade de repor o tecido dental perdido ou de alterar a forma do elemento dental com objetivo estético e funcional. Os materiais utilizados são de cerâmica – porcelana ou resinas compostas realizadas de uma forma indireta.

A técnica deve ser realizada com pequenos desgastes sobre o esmalte, para que se obtenha uma perfeita adesão e adequação do espaço para o laminado. Dessa forma, evita-se o comprometimento dos tecidos gengivais ao redor do elemento restaurado.

Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou deseja agendar uma consulta, entre em contato com a gente.